Praia do Moçambique.
A Praia do Moçambique é a praia mais extensa de Florianópolis e uma das maiores de Santa Catarina. Os seus 8,5km de areias claras e macias garantem uma beleza natural intocada. Faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, uma reserva de aproximadamente 400 mil metros quadrados com vegetação predominante de pinus. Não há construção alguma no local e nem no caminho. A paisagem torna-se ainda mais deserta com as dunas, que cortam a linha entre a vegetação rasteira e o oceano.
As boas ondas e o sossego atraem os surfistas. Por não ter infraestrutura, a praia tem baixo fluxo de pessoas. É um lugar mais tranquilo para conhecer e passar o dia. Tanto na alta quanto na baixa temporada, os que mais frequentam são os surfistas.
Características Naturais da Praia do Moçambique.
Assim como as vizinhas, Mole, Galheta e Joaquina, Moçambique é uma praia oceânica, de ondas agitadas e largas, areia alva e águas com forte salinidade. O mar é aberto e de tombo (a profundidade aumenta abruptamente, após uns poucos passos em direção ao mar). O contato com a Corrente das Malvinas torna a água muito fria.
O nome da praia vem do seu principal habitante: o molusco Moçambique. A extensão chega a 7,5km com uma faixa de areia de 8 a 50m. Além do molusco moçambique, para quem gosta de pesca amadora, tem siri pintadinho, peixes diversos e ótimas condições para a rede de tainha ou de cerco.
Por causa do ecossistema arenoso e plano, o Doutor Henrique Berenhausen utilizou a área como experimento do cultivo do Pinus Elliot, transformando a área com dunas em uma reserva florestal densa.
O Moçambique começa na Ponta das Aranhas, ao norte, e se estende até a linha divisória entre Lagoa da Conceição e o bairro de São João Batista do Rio Vermelho, ao sul.
História da Praia do Moçambique.
Mapas antigos chamavam de Praia Comprida e depois de Praia Grande. A nomenclatura Moçambique aparece por volta de 1850 e se estende como oficial até hoje.
De acordo com a Secretaria Municipal do Turismo (Setur), o termo moçambique pode ter três origens. A primeira hipótese e mais difundida é a que se refere ao molusco Moçambique, muito encontrado nesta praia. O molusco é uma pequena concha comestível, que possui forma alongada e pequena com cerca de três centímetros.
A segunda refere-se a um tipo de indígena da região africana que habitava os territórios e que deram origem à nação Moçambiquenha. E a terceira explicação para o nome, pode estar ligada à história do descobridor do Moçambique, Pedro Álvares Cabral. Cabral foi ao Moçambique, logo depois de sua estada no Brasil, em 1500. Assim a denominação desta praia em Santa Catarina teria referência a esse fato histórico e também seria uma homenagem ao território africano, que enviou muitos escravos para o Brasil.
Fonte: guiafloripa.com.br