Praia do Santinho.
No norte de Florianópolis, ao lado da Praia dos Ingleses, fica a sofisticada e isolada Praia do Santinho. Conhecida pela prática do surf, a praia conta com ondas fortes, mar aberto e longa faixa de areia que, na sua parte mais ao norte, se transforma em longos campos de dunas.
No Santinho, o moderno se encontra com a história. É lá que está depositado um dos maiores acervos de arte rupestre em pedras de Florianópolis. Os trabalhos datam de mais de 5 mil anos.
Ao mesmo tempo, um luxuoso complexo hoteleiro atrai turistas e empresários do mundo inteiro para momentos de relaxamento.
Características Naturais da Praia do Santinho.
A praia fica aberta, voltada para o oceano, a leste. Faz fronteira com a Praia dos Ingleses e com a Praia do Moçambique.
Entre Ingleses e Santinho, há o Morro dos Ingleses, em que há trilhas. Ao sul, entre Ingleses e Moçambique, está o Costão do Santinho, em que um resort famoso fica instalado. É também no Costão do Santinho que se encontram rochas de diabásio com inscrições rupestres.
A praia tem cerca de 2km de extensão, com faixa de areia que varia entre as larguras de 10 e 120 metros. A parte mais larga fica ao norte, em que a faixa de areia se mistura às dunas.
As ondas são fortes e altas, podendo chegar a 8 pés. O repuxo é intenso e deixa o mar muito perigoso em algumas ocasiões.
A areia é clara e fina, seguindo o padrão das dunas que envolvem parte da praia.
História da Praia do Santinho.
A Praia do Santinho é conhecida, pelos antigos, como Praia das Aranhas. Isso por conta de um pequeno arquipélago localizado a poucos metros da praia. Nestas ilhas, a quantidade e diversidade do aracnídeo eram muito grandes. Atualmente, apenas a ponta sul da praia é conhecida pelo nome Ponta das Aranhas.
O nome Praia do Santinho surgiu em mapas impressos a partir da década de 1970, por conta de uma imagem misteriosa, esculpida em uma pedra, que lembrava um santo. Alguns diziam que era bruxaria, mas outros rezavam em frente à imagem, pedindo proteção em alto mar.
Hoje sabe-se que esta inscrição de um santo, além de outras inscrições, datam de cinco mil anos. Elas formam um dos maiores sítios arqueológicos da ilha. São, aproximadamente, 3m² de um paredão de diabásio preto. Junto à praia, encontram-se cobertos de sinais gravados profundamente nas rochas. Os motivos são círculos concêntricos com pontos ou com X no centro, linhas onduladas paralelas e figuras estilizadas de homens.
A modernidade veio com a implantação do moderno complexo do Costão do Santinho, um hotel de alto padrão que conta com uma imensa lista de serviços e facilidades. Uma comunidade em torno deste estabelecimento começou a crescer e organizar. A maioria eram pessoas que trabalhavam no hotel. Hoje, o Santinho já está praticamente “grudado” nos Ingleses, por conta da expansão da comunidade, que conta com muitas casas e apartamentos de veraneio.
Fonte: guiafloripa.com.br